sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O último churrasco do ano

Depois de trabalhar o ano todo, correr pra lá e pra cá e resolver um monte de coisas, chegou a hora de fazer um churrasco com tudo que você merece. Não sabe por onde começar? Sem problemas, eu já pensei em tudo pra você. Você só vai precisar seguir essas dicas:

1 – Qual a quantidade de carne que devo comprar? Isso é tranquilo de descobrir. Em média, durante um churrasco, homens consomem 400 gramas de carne, enquanto as mulheres comem em média 300 gramas. Sabendo quantas pessoas vão ao churrasco, basta multiplicar a quantidade de carne pelo número de convidados.

2 – Como devo comprar, acender e guardar o carvão?Quando for comprar carvão, prefira aqueles em que o saco não esteja rasgado e muito amassado, pois nesses casos o carvão pode ter sido reduzido a pó e sujar toda a sua casa. Prefira aqueles em que o saco esteja bem acondicionado e não empilhado um sobre os outros.  
Na hora de acender a churrasqueira, basta juntar pequenos pedaços de carvão, colocar entre eles um pedaço de álcool em gel (muito mais seguro que álcool líquido) e acendê-lo. Quando os pedaços menores tiverem pegado fogo, cubra-os com os pedaços maiores do carvão e espere que peguem fogo.
Na hora de guardar o carvão, feche bem a embalagem e a coloque em um local seco. Senão o carvão pode ficar úmido e mais difícil de acender.

 3 – A churrasqueira precisa de cuidados especiais?Sim, mas são bem simples. Antes de acender a churrasqueira, retire todos os pedaços de carvão e cinzas do churrasco passado. Assim, ela fica muito mais fácil de acender. Também é legal pedir a seus convidados que não joguem pedaços de papel ou copos plásticos no fogo, já que isso cria uma fumaça que pode dar um sabor não muito bom à carne.

4 – Não tem muita experiência na churrasqueira? Aposte em carnes fáceis de fazer!Existem dois cortes que agradam a todo mundo: fraldinha e maminha. Além de fáceis de fazer, são cortes muito saborosos. Veja todos os detalhes de como preparar uma bela fradinha e uma maminha de dar água na boca.

5 – Como saber se a carne está no ponto de que eu gosto?Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é muito simples: você só precisa usar a palma da sua mão pra descobrir se a carne está mal passada e rosada no meio ou mais passada e sequinha.  Como assim? Dá só uma olhada nessas dicas.

6 – Quais são os melhores acompanhamentos pra ter no churrasco?Além das carnes, um bom vinagrete preparado com cebola, salsinha e tomates frescos combina muito bem, tanto como molho para as carnes como com pão. Salada de batata também é um acompanhamento muito bom, agradando não só aos adultos como também às crianças. Agora, se você quiser fazer bonito, uma boa são palitinhos de queijo de coalho, que ficam muito gostosos quando feitos na grelha, ou cebolas embrulhadas em papel alumínio, assadas perto das brasas da churrasqueira.

Não disse que você não precisava se preocupar com nada? Agora é só combinar um dia, esperar o sol chegar e receber os amigos.

Um comentário:

Linkbross disse...

Acho que é difícil entrar nesses blogs porque eu não posso realmente ver este tipo de alimentos e não se sentir atraído para minha casa eu tenho um grande churrasqueiros, mas não costumam usá-lo porque eu acabar de comer o alimento de tudos jajaj.