quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O seu malpassado é malpassado mesmo?

Malpassado, ao ponto, bem-passado... são diversos os pontos em que a carne pode ser servida em um churrasco. Além disso, não é difícil que diversas pessoas peçam vários pontos de carne ao mesmo tempo, deixando o churrasqueiro quase maluco.

Como saber, então, com precisão qual o ponto da carne que você está servido aos seus convidados? Muito simples: você só vai precisar usar uma das mãos.

Unindo alguns dedos específicos da mão (tanto faz a esquerda ou direita) e pressionando a parte interna da palma da mão abaixo do polegar, você consegue saber o ponto da carne com exatidão, comparando a textura da palma da sua mão com o que está em cima da grelha.  

Você vai ter que observar o seguinte:

Malpassado – Junte seu polegar com o dedo indicador e pressione a palma da mão abaixo do polegar. Com esta textura, a carne estará fortemente rosada no meio, conservando grande parte de seus sucos naturais.

Ao ponto – Junte seu polegar com o dedo médio e pressione a palma da mão abaixo do dedão. Nesse ponto, a carne tem uma tonalidade rosada no meio, conservando parte de seus sucos naturais. 

Ao ponto/bem-passado – Junte seu polegar com o dedo anelar e pressione a palma da mão abaixo do polegar. A partir daí a carne começa a perder sua coloração rosada e grade parte de seus sucos naturais já terá desaparecido. 

Bem-passado – Junte seu polegar com o dedo mindinho e pressione a palma da mão abaixo do dedão. Nesse último estágio, a carne não tem nenhuma coloração rosada no meio e todos os seus sucos naturais já terão sumido.

Claro que cada um de nós tem sua preferência na hora de apreciar uma boa carne, mas tente oferecer sempre a carne malpassada ou ao ponto. Em ambas é possível apreciar todo o sabor e textura que cada corte tem, combinando na medida certa o bom ingrediente com o cozimento adequado. 

    

Nenhum comentário: