quinta-feira, 3 de março de 2011

Hamburguer de Picanha Maturatta



 
Está afim de um hambúrguer? A Maturatta tem uma receita que vai satisfazer seu desejo pelo fast food. E claro, muito mais saudável! Dá uma olhada na nossa receita de Hambúrguer de Picanha:


Ingredientes:

1 peça pequena de picanha Maturatta moí­da (pode ser com gordura e tudo)
1/2 kg alcatra Maturatta moí­da
2 cebolas pequenas, picadas bem fininhas (sabe quase ralada? Então)
Manteiga para untar e depois para grelhar
1 pitada de curry
Sal não refinado
 (bruto)
Pimenta do reino

Você vai precisar: 
Chapa de ferro
Aros para moldar os
 hambúrgueres (opcional, porém desejável)
Modo de Preparo:

Unte uma assadeira com manteiga e salpique-a, por inteiro, com sal.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes, menos o sal e a pimenta do reino. Pode misturar à mão.
Modele sobre a assadeira untada, em hambúrgueres no formato tradicional, tí­pico e universalmente conhecido. Isso pode ser feito à mão, ou (de preferência) com a ajuda de anéis (aros) próprios para montagem de pratos. É importante que cada peça não saia muito fina, devendo atingir cerca de 1 cm de espessura.
Dica: uma vez montados os hambúrgueres sobre a assadeira, salpique sobre cada um deles um pouco mais de sal. Este sal fará secar (retirará os sucos, desidratará, coagulará) a parte de fora da carne, de modo a formar uma deliciosa crostinha crocante e salgada por fora, mantendo, ao mesmo tempo, suculenta a parte de dentro – exatamente como você degustaria nos melhores restaurantes e casas especializadas.
Calma – essa assadeira não vai ao fogo, mas sim ao congelador!
Espere a carne congelar completamente (de preferência, 24 horas).
Em seguida, descole os hambúrgueres, um a um, da assadeira, com ajuda de uma escumadeira, faquinha ou instrumento adequado. Jogue todos juntos em um saco plástico do tipo “zip-lock”, e armazene no freezer até quando for utilizar. Os hambúrgueres permancerão soltos e poderão ser preparados individualmente a qualquer tempo.

Modo de preparo do hambúrguer

Aqueça bem uma chapa de ferro. Retire do congelador os hambúrgueres que deseja preparar desta vez.
Espalhe um pouquinho de manteiga na chapa de ferro MUITO quente.
Imediatamente, coloque o(s) hambúrguer(es) congelado(s) sobre essa chapa. O fogo deve ser alto.
Deixe por 4 minutos de um lado, vire e deixe por mais 4 minutos do outro lado. Assim que tiver virado de lado, pode colocar sobre a parte já grelhada ingredientes como queijo (algum queijo que derreta bem, como muzzarela ou queijo Minas curado) e tomate.
Nessa mesma chapa, após estar(em) pronto(s) o(s) hambúrguer(es), pode espalhar mais manteiga, e em seguida colocar uma(s) cebola(s) finamente fatiada(s) em rodelas para depois espalhar por cima dos hambúrgueres. Ou então manteiga e cogumelos frescos (crus) fatiados (hamburguer recheado com shiitake na manteiga, já pensou?).
Enfim, nessa hora, utilize a sua imaginação e criatividade para criar um sanduíche super gourmet.
Bom apetite!

Nota do Churrasqueiro Maturatta:
Esta receita foi retirada do Blog da Pat Feldman, expert em alimentação saudável. Lá você pode encontrar além dessa receita, alguns complementos como maionese caseira e ketchup caseiro.
Vale a pena visitar!

Nenhum comentário: