segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Prejuízos do fim de semana

Exagerou nas festas de final de semana e hoje bateu a queimação? Cuidado, pode ser aquela velha visita indesejada; a azia.

O consumo em excesso de cerveja e até mesmo uma sonequinha inocente logo após aquele almoço caprichado do domingo podem ser os principais fatores para aquela queimação, causada pelo refluxo dos ácidos digestivos.

O gastroenterologista Eduardo André, consultor da Men’s Health diz que a azia é muito comum e costuma acontecer uma vez por semana com pelo menos 20% da população.

"As gorduras, principalmente as de origem animal, relaxam o esfíncter do esôfago, o que facilita o refluxo dos elementos estomacais". Corte 14 gramas de gordura da sua dieta eliminando duas gemas do cardápio.


Dica

Queime o que alimenta a queimação. Um estudo realizado na Inglaterra analisando os hábitos alimentares de 371 pessoas concluiu que aquelas que não sofriam com azia comiam cerca de 10 gramas a menos de gordura por dia do que as vítimas de queimação.

Então que tal se manter na linha durante a semana para ficar a vontade a partir de sexta?

E se mesmo assim a azia atacar, fuja dos sais de frutas. Eles têm ácido acetilsalicílico, que vai aumentar a acidez do sistema gastrointestinal e pode piorar o desconforto.

Um comentário:

Chopp disse...

Ah, segunda feira sempre é trash depois dos abusos do fim de semana.