terça-feira, 2 de março de 2010

Cachaça adquire status entre as bebidas alcoólicas



Para quem não sabe, cachaça é a aguardente de cana que possui teor alcoólico entre 38% e 48%, um teor considerável. Ela pode ser classificada em dois tipos: branca (em geral, engarrafada logo depois de produzida) ou envelhecida (com cor, aroma e sabor alterados pelo armazenamento em barris de madeira por um ano, no mínimo). A envelhecida pode ou não ser misturada a uma medida de destilado recém-produzido. Quando isso não acontece, ela recebe a qualificação premium ou extra premium (se passa mais de três anos armazenada).
Há ainda a adoçada, com concentrações de açúcar superiores a 6 gramas por litro.
Existem mais de 4 000 marcas de cachaça produzidas de norte a sul do país. Antes eram consideradas como bebida de baixa-renda, mas hoje algumas marcas ganharam prestígio até mesmo no mercado internacional. Existem cachaças que chegam a custar R$ 250,00, como é o caso da Anísio Santiago.
Em São Paulo, alguns bares chegam a vender a dose a R$ 18,00, superando o valor da dose de vodka importada.

Como reconhecer uma boa cachaça:
A verdadeira cachaça deve ser agradável ao paladar. Sua acidez é comprovada nas laterais da língua e o paladar adocicado na ponta da língua. No céu da boca pode-se identificar a presença excessiva de cobre. A cachaça deve ser colocada e mantida na boca por alguns segundos antes de engolir, não deve apresentar gosto forte de álcool.

A cachaça acompanha muito bem petiscos de carne Maturatta! Aprecie produtos nacionais.

Nenhum comentário: