sexta-feira, 5 de março de 2010

O ar condicionado pode trazer riscos à saúde



Agora parece que todas as empresas possuem ar condicionado, e se você é daqueles que pode estar chovendo ou fazendo um calor de 40 graus, que mesmo assim mantém a sala a 18°, tome cuidado!

Um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo, mostra os malefícios causados pelo ar condicionado. De acordo com o estudo, realizado em quatro prédios de escritórios no centro de São Paulo, um terço das pessoas que trabalha em ambiente com ar condicionado apresenta queixas relacionadas ao sistema.

As queixas são as mesmas: Nariz coçando, garganta seca, olho irritado, desconforto geral, dor de cabeça e gripes que se espalham com maior facilidade.
Sem manutenção periódica dos aparelhos e dutos, o ar dentro do edifício pode conter mais fungos e ácaros que o de fora, com risco até dez vezes maior de doenças respiratórias. E mesmo com manutenção, o ar condicionado causa uma série de desconfortos que reduzem o rendimento no trabalho.

E ainda tem mais, o ar-condicionado retira a umidade do ambiente e resseca as mucosas nasais, causando congestão nasal. E isso faz com que o indivíduo perca a barreira imunológica física contra bactérias, vírus e fungos.

Então cuidado com as mudanças bruscas de temperatura, ela são tão problemáticas que a época em que os prontos-socorros são mais procurados é justamente no início do inverno, por conta das doenças respiratórias causadas pela mudança de estação.
O segredo para conviver bem com o ar condicionado é saber não exagerar na temperatura, nem para o muito frio e nem quente.

Fonte.

2 comentários:

Unknown disse...

Queria saber se os kit churrasco que vc6 sorteiam no blog comprar em alguma loja ou via internet.

Vlw

Unknown disse...

faz mal mesmo, eu sofro com ar condicionado no trabalho, parece um resfriado que nunca sara! O.O