segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tipos de Faca



Uma boa faca é uma das mais importantes ferramentas de uma cozinha e de um churrasqueiro. Mas se você pensa que apenas uma faca com boa cutelaria é suficiente para preparar todos os alimentos, você está bem enganado. Existem muitos tipos de facas, para diferentes funções:

Faca chefe

A faca do cozinheiro chefe como seu nome sugere é a principal na cozinha, pode exercer todas as funções de cortar, de triturar e de limpar o alimento. A faca de um cozinheiro chefe mede de 15 a 30 centímetros. A diferença principal desta faca está na lâmina, a ponta é curvada para permitir um corte mais exato e mais definido.

Faca de pão

A faca de pão é apenas para cortar pães. Os tamanhos variam de 15 a 25 centímetros, a lâmina é irregular para atravessar mais facilmente os pães e pastelarias. Quem não adora um pão francês junto com o churrasco?

Faca para frutas


Variando de 5 a 10 centímetros, a faca para frutas cabe bem na expressão “pequena mas terrível.”. Ideais para retirar cascas e tarefas complicadas de corte como a decoração de alimentos ou frutos do mar.

Faca de bife

Feita de peça única e aço inoxidável precisa ser resistente para os diversos tipos de carne, possui a ponta com serrilhas excelentes para fatiar ou servir bifes e é necessária tanto para os churrasqueiros de fim de semana, quanto para os profissionais.

Não podemos esquecer que para um bom corte, precisamos de uma faca bem amolada, clique aqui para relembrar dos tipos de amolador e bom churrasco!

Relembrando, os bares de São Paulo estão com uma promoção deliciosa, a Prove & Aprove, quer conhecer os bares participantes e descobrir como ganhar brindes?
Acesse o site www.proveaprove.com.br

2 comentários:

JuMinako disse...

muito interessante o post!

Anônimo disse...

sou péssima de cortes e facas, adorei o post.