sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tipos de carvão – vegetal



Sexta-feira, finalmente. Hora de começar a planejar o churrasco do fim de semana e um dos elementos mais importantes é o carvão para assar as carnes.

Você pode escolher entre os três tipos: o mineral, o compactado e o vegetal, o último tipo é o mais usado, pela facilidade de produção e baixo custo, e é o que vamos falar hoje. Ele é o carvão de madeira, uma substância obtida pela queima parcial ou destilação destrutiva, isto é, preparado pelo aquecimento da madeira na ausência do oxigênio.

Para garantir uma boa brasa, é preciso adquirir carvão vegetal que esteja completamente seco. Um bom carvão vegetal é aquele vendido em pedaços grandes e não em pó. Forre o fundo da churrasqueira em uma profundidade de 20 cm. Utilize acendedores tipo gel para maior segurança.

Lembre-se que a carne só deve ser levada à churrasqueira após o carvão estar em brasa, ela deve ser formada no centro e as laterais devem ser usadas para abastecimento de carvão e as cinzas, usadas na contenção de labaredas.

Qual é a quantidade de carvão necessária para churrasco?
O cálculo normal é feito em função da quantidade de carne. A proporção é de 30g de carvão para cada 250g de carne.

Como sei se o carvão é de boa qualidade?
Os pedaços de carvão devem ter de 2 a 15cm de comprimento;
Se o carvão fizer ruído metálico quando jogado contra uma superfície de cimento, é sinal de que é mole e leve, ou seja de má qualidade;
Carvão de má qualidade necessita de muitos fósforos para ser aceso;
O Carvão que solta fumaça contém pedaços de madeiras (ticos) e não foi produzido corretamente.

Nenhum comentário: